Um espaço para mulheres refletirem sobre suas vivências

8.10.14

PACIÊNCIA

Com freqüência me sinto desafiada em fazer valer essas 9 letrinhas em minha vida. Quem me conhece sabe que tenho um ritmo acelerado e que um dos grandes desafios pra mim é aceitar o tempo do outro, o tempo das coisas...
"Paz ciência", me digo, tentando iluminar com consciência essa parte de mim que está em guerra, em conflito, querendo trazer o outro e, com ele, o mundo para um tempo que é meu.
Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, ao longo do tempo. Ou seja, consiste basicamente de um enorme desafio, não é a toa que os sábios dizem ser a mãe de todas as virtudes. Para termos paciência precisamos ser tolerantes a erros ou fatos indesejados, sermos capazes de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, em qualquer hora ou lugar. Precisamos saber persistir em uma atividade difícil, de forma tranqüila e tolerante, sendo capazes de, por exemplo, aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, sustentando a calma, a atenção, sem ter pressa e livre de ansiedade.
Evocar um espaço interno de atemporalidade acalma minha velocidade e me ajuda a sustentar o presente, pelo menos até o próximo imprevisto.
Paciência é pra mim a arte de conseguir sustentar a paz interna, nem que seja por um único e breve momento. Eu sigo praticando humildemente...

Por Camila Miranda



Nenhum comentário:

Postar um comentário