Um espaço para mulheres refletirem sobre suas vivências

1.11.10

Grande Roda sobre Educação


Mais uma vez a Roda de Mães se alargou para abrir espaço para este grande tema.
A Roda de Mães acredita que criar um filho é a maior aventura que se pode empreender. Inspiradas por esta premissa buscamos criar um espaço em que nos tornemos mais sábias nesta missão. Para nos ajudar a pensar, convidamos Beth Musikman que é pedagoga , psicopedagoga e terapeuta familiar sistêmica.
Falamos que em essência a educação infantil tem um papel cabal na socialização e na transição entre o interior da família e a sociedade. Quando a criança sai da posição privilegiada de filho, deixa para trás o olhar especial sobre si para ganhar um mundo que se expande. Um mundo ainda protegido, alinhado aos valores da família idealmente mas sem dúvida ampliado. De fato há menos escolas do que famílias; assim temos um campo rico para negociações. Será preciso abrir mão de valores peculiares a cada família para abraçar os macrovalores coletivos da escola. Por sua vez a escola é representante de um contexto ainda mais amplo que é a sociedade em que as todas as famílias estão inseridas. Imbuidas dessas informacoes, nossa conversa formou outra pergunta: qual seria a melhor escola para cada perfil de criança e família?
A escolha da escola é implementação de uma importante parceria para o processo de formação dos nossos filhos. Entretanto, mesmo tendo a possibilidade desta escolha dentre as diversas escolas particulares da cidade, acreditamos que temos o dever de desejar ardentemente, cobrar severamente e colaborar o quanto pudermos para que haja boa escola pública para todas as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário