Um espaço para mulheres refletirem sobre suas vivências

2.5.10

Grande Roda no Jardim Botânico



A Grande Roda da última quarta, 28 de abril ampliou as possibilidades da Roda de Mães e manteve o espírito de nossos encontros mais íntimos, nas Rodas regulares. Foi um sucesso!

Com um quórum de 25 mães numa noite chuvosa criamos um ambiente aconchegante e bem humorado, propício ao compartilhar experiências.

De início recolhemos e acolhemos as questões desafiantes que giravam na cabeça das participantes. Asseguramos que todas serão contempladas em novos e eventos e posts. Estamos apenas começando um novo movimento da Roda.

O tema eleito para noite foi CULPA . Através da troca de experiências e de nossa mediação chegamos alguns antídotos para este sentimento torturante e descobrimos que ele pode não ser inexorável a condição de mãe!

São eles:

1. O auto conhecimento como uma fonte de compreensão de si mesma. Esta poderosa ferramenta nos permite acolher nossas possibilidades, limitações e a reconhecer nossa humanidade.
2. É um ótimo exemplo para crianças saber que somos humanas, que temos qualidades e defeitos, que não somos infalíveis ou onipotentes. Assim ajudamos a nova geração a crescer com mais humanidade.
3. Aceitando nossas falhas e fragilidades, podemos receber ajuda de outros na realização do nosso desejo de oferecermos o melhor aos nossos filhos.
4. Ponderamos que o melhor para nossos filhos nem sempre está ao alcance das nossas possibilidades e muitas das nossas faltas impulsionam o crescimento das crianças.
5. Todas as experiências são constitutivas.
6. Nós não somos as únicas responsáveis por todas as experiências de nossos filhos.
7. Quando percebemos que de fato não podemos controlar tudo e que a perfeição não existe, nos satisfazemos em fazer o melhor possível.

Esperamos que vocês utilizem essas novas lente para iluminar esta questão.

A presença de Leticia Ferreira Braga e a sabedoria que ela nos ensina em seu livro “Coração de Mãe” trouxe um tom amoroso e profundo ao nosso encontro. Em suas palavras: “ É preciso ter coragem para mudar e a maternidade é uma experiência especialmente adequada para isso, ao mesmo tempo em que nos tira da zona de conforto e desafia nossos limites humanos , nos desperta para um amor que nos revela de uma forma mais profunda.”
A Roda de Mães assina embaixo!

Ficamos muito satisfeitas com este primeiro giro e estamos gratas por ter vocês nesta ciranda.

Até breve! Erica Cavour e Camila Roden

ps: estão abertas as inscrições para as novas Rodas de Mães a partir de 11 de maio. Estamos organizando grupos e horários que lançaremos em breve, fiquem de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário